FAQ: TRABALHO, FAMÍLIA, IDIOMA, ALEMANHA, EUROPA

Hallo Leute!

Mais uma versão das perguntas mais frequentes, para dar um help para vocês!  O post de hoje é mais voltado para “a hora H”, quando você já passou por todo processo de visto e chegou na Alemanha:

Como são suas horas de trabalho? Como é a rotina de uma Au Pair?

Em resumo, uma Au Pair só deve trabalhar no máximo 6 horas diárias, no máximo 30 horas por semana, divididas entre as crianças e atividades domésticas (combine com a família). Cada família divide como quer e cabe a você e sua Gastfamilie combinarem e acordarem tudo, em caso da carga horária exceder o permitido.

Exemplos de atividades de Au Pair:

Manhã: acordar as crianças, prepará-las para a escola (incluso trocar a roupa, lanche e café da manhã), levar para a escola, etc.

Tarde: buscar da escola, preparar almoço, ajudar na tarefa de casa, levar e buscar nas atividades extra curriculares (aulas particulares, música, atividades físicas, etc), brincar com as crianças, levar para casa de amiguinhos, dar banho, etc

Noite: preparar jantar, colocar a criança na cama, babysitting.

Atividades domésticas: lavar e passar roupas, aspirar ou varrer a casa, passar pano, limpar vidros e janelas, espanar, lavar louça ou controlar o lava louças, arrumar a casa, lavar banheiros, arrumar quarto das crianças, etc.

(dei alguns exemplos básicos e gerais para que você visualize bem uma rotina de Au Pair)

Você já teve problemas com a família? Se sim, como fez para resolver?
 Nunca tive problemas, ainda bem. Mas houveram situações em que me senti desconfortável ou insatisfeita e graças a comunicação super aberta que tive com a família, tive abertura para dialogar e resolver.
A família compre com o combinado com você antes da viagem?
Por sorte tive uma excelente família, que correspondeu às expectativas do primeiro skype durante um ano inteiro.
Quanto à convivência com eles: tratam você como se fosse da família ou como a empregada?
Sempre fui tratada como parte da família. Eles respeitavam meu espaço, combinavam as coisas com antecedência, eram abertos. Havia respeito e abertura de ambas as partes. Mas também fui integrada na família, nos eventos familiares, nos feriados, aniversários e dias importantes, estive sempre integrada e raramente lembrava que estava “trabalhando”.
Você se sente parte da família?
 Sim, pela resposta da pergunta acima. Sou amiga, bem vinda (já os visitei algumas vezes), me sinto em casa e posso sempre contar com eles.
Você consegue se sustentar só com o dinheiro recebido por au pair?
Não dá para viajar e tá na balada todo fim de semana. Nem comprar todas as novas tendências da estação. Nem as maquiagens que são mais baratas aqui. Mas na ponta do lápis, se você tiver disciplina e se organizar, dá sim.
Dá para viajar nos fins de semana e conhecer muitos lugares?
Pego o gancho da resposta acima e acrescento: dá para viajar muito! Tem métodos BARATOS de viajar por aqui, mas tem que dar adeus aos luxos. É viajar ficando em albergue ou casa dos outros de favor (Couchsurfing), pegar carona, ônibus, andar muito, comer na rua.
E você tem amigos na Alemanha?
Sim! O curso de línguas ajuda bastante. Participar de eventos públicos da cidade, clubes e associações também!
Quais as maiores dificuldades?
Os momentos em que você quer ficar “só” e ter “seu espaço”. Para: acordar de mal humor, andar semi nua pela casa ou ouvir um rádio bem alto com a música que você mais gosta. Coisas que a gente só pode fazer na nossa casa.
Você tem feito curso aí ou dá pra aprender alemão convivendo ?
Convivendo dá para aprender o alemão para sobreviver, se você for realmente esforçado. É muito importante fazer curso!
Se tiverem mais perguntas relacionadas ao tema, comenta aqui ou manda email! Aproveitem para curtir nossa página no facebook, para receber atualizações 🙂
Tschüss!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s