FAQ: PREPARAÇÃO: O PROGRAMA, FAMÍLIA, DOCUMENTAÇÃO

Hallo Leute!

Wie geht’s? Sumi, mas a explicação vocês já sabem. Agora que ta chegando na reta final do curso, foco total para a prova do certificado do  B1 em dezembro  🙂 To recebendo bastante emails de leitores – por sinal, agradeço os feedbacks e a visita de vocês – e decidi reunir as dúvidas mais frequentes, quem sabe a sua já não esteja contemplada aqui né? Vamos dividir em seções para ficar organizado.

Nesse primeiro post, as pergutas giram em torno do período de preparação para o programa:

Qual a idade máxima que a pessoa tem que ter para ser Au Pair?
Desde julho de 2013, até os 27 anos. Porém, não podem ser completos até o dia de solicitar o visto.

Qual é a remuneração? Eles pagam por curso de idiomas?
Na Alemanha, recebemos uma ajuda de custo no valor de 260 euros. Se o(a) Au Pair decidir fazer curso de idiomas, a família tem que auxiliar com 50 euros mensais ou por módulo. Vale ressaltar que a ajuda financeira é no caso de curso de idiomas.

Homens também podem ser Au Pair?
Sim. E os requisitos são iguais aos das meninas: não ser casado, não ter filhos, ter 27 anos incompletos no ato da aplicação do visto, nível A1 de alemão, etc.

É possivel estudar ao mesmo tempo?
Sim! A família é obrigada a organizar a carga horária de forma tal que você possa frequentar um curso. Porém não é possível fazer curso acadêmico (ensino superior, pós, mestrado, Phd, etc) durante o ano de Au Pair. Se este for o seu foco, você tem que solicitar um visto de estudante.

Quanto tempo, em média, leva para encontrar uma família?
É relativo, mas não confunda ansiedade com antecipação. Não tenha pressa, escolha com calma a família certa pra você. Lembre-se que você vai morar com eles por um bom tempo e acredite: a relação com a família faz toda a diferença no seu ano aqui.

Melhor morar em cidade grande ou pequena?
É relativo também! Depende de você e do que você quer do seu intercâmbio. Claro que quando pensamos em Alemanha, imediatamente pensamos Berlim, Munique, Colônia, Hamburgo, Stuttgart, Frankfurt, etc.  Cidades grandes ou perto de grandes, facilitam muito na hora de viajar, de achar aquele vôo low cost, fato! Mas cidades pequenas também tem seus encantos. Moro numa cidade com 11 mil habitantes. É um tédio às vezes, mas por não ser internacionalmente turística, a comunidade local dificilmente fala inglês. Desde o primeiro dia tenho que me virar nos 30 em alemão. Isso conta muito pra mim já que meu foco é o idioma mesmo.Mas pesa na balança a família. É com ela que você vai passar a maior parte do tempo. Lembre-se que você também sempre pode viajar e sair por aí.

Existe um modelo de contrato com a família?
Não exatamente, mas ele tem que conter informações básicas exigidas pelo governo. Tais como: horas de trabalho, descrição da casa, da família, etc. Mas é uma etapa a ser cumprida com atenção redobrada! Coloca cada detalhe no contrato, gente. Eu exigi que minha família, por exemplo, fizesse uma descrição detalhada de cada afazer doméstico que eu tenho na casa. É sempre bom evitar dores de cabeça futuras e chegar aqui e se surpreender com algo que não foi combinado no boca-boca. Coloquem tudo no papel.

Tem também algum padrão para atestado médico? Precisa ser em alemão?
Eu não precisei apresentar atestado médico no consulado. Uma amiga que veio recente, precisou. Não existe um padrão, um modelo. Em geral, um check up que comprove que você está apta ao trabalho. Ideal que seja no mínimo em inglês.

Você foi por agência ou conta própria?
Vim por conta própria. Na Alemanha, o programa é reconhecido pelo governo e a escolha por vir com ou sem agência fica a critério de cada um (o que nao é o caso da Holanda ou EUA por ex, em que é obrigatório fazer o programa através de uma agência. Me cadastrei no Au Pair World e depois de preencher o meu perfil, entrei em contato com algumas famílias até encontrar a minha. É seguro, o governo dá assistência.

Você tem alguma indicação de agência que trabalham com Au Pair na Alemanha aqui no Brasil?
A CI trabalha com o programa para a Alemanha. Fora ela, em Recife pelo menos, desconheço.

O que você acha: melhor escolher família que teve Au Pair antes ou tudo bem uma que nunca teve?
É bem pessoal. Eu prefiro famílias que já tiveram Au pair. Além da Au Pair anterior ser a melhor referência que voce pode ter, a família também já conhece o feeling de receber uma Au Pair, sabe lidar comprováveis conflitos, etc.

Faz tempo que você estuda alemão?
No Brasil, fiz curso durante 3 meses. Aqui na Alemanha, comecei em Julho. Mas até aí eu estudei sozinha, pela internet e gramáticas mesmo.

Você teve que comprovar experiência com crianças?
Nope. Mas mesmo assim eu tinha e isso faz MUITA diferenca. Se coloca no lugar deles: ia escolher alguém que já vivenciou isso ou alguém who has no clue? Claro que também nao atrapalha, pra algumas famílias isso não importa. Mas geralmente agencias exigem que experiência com crianças seja comprovada.

Se tiverem mais perguntas relacionadas a esta etapa do processo, podem mandar nos comentários ou via e-mail 😉 E aqui tá o arquivo da embaixada com os requisitos, processo, tudo explicadinho e oficial.

Tschüss!

Anúncios

4 comentários sobre “FAQ: PREPARAÇÃO: O PROGRAMA, FAMÍLIA, DOCUMENTAÇÃO

  1. Hallo!!
    Nossa, seu site me salvou bastante!! Fui au pair nos EUA, e pra lá é bem mais fácil conseguir informações. Rsrs
    Já tive meu match *-*
    E estou me preparando pro temido visto. Já rodei e rodei atrás das informações. Mudou um pouco, pois agora tem que agendar. Aí no site diz que precisa de fazer uma “carta de motivação”. Você teve que fazer??
    Obrigada!

  2. Hallöschen!!
    eu tô aqui com o meu matc perfeito da família, mas um pouco enrolada com as informações da embaixada. Você precisou de alguma declaração do artigo 55 da lei de permanência? não acho isso em lugar alguma, me salva hahaha e que seguro você usou pra entrada? a família já tinha passado o seguro pra você?
    Obrigada 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s