Hallo!
Tá afim de ser Au Pair também? Pois é, ficamos super empolgados com a oportunidade de viajar, morar um ano em outro país, conhecer novas culturas e línguas através de um intercâmbio relativamente barato. Porém antes de bater o martelo e decidir encarar o Au Pair, é importante pesar bem algumas coisas na balança antes de sair de casa. Por exemplo encarar o fato de que este é um trabalho e não férias. Au Pair requer maturidade e responsabilidade, afinal estamos lidando com crianças (dos outros ainda por cima).
O intuito do post da semana não é assustar, inclusive porque não encaro como lado negativo, mas sim como um tópico que vale a pena ser pesado na balança. Além dos requisitos “padrões” para ser Au Pair estão implicitamente inclusos: paciência, maturidade, responsabilidade, jogo de cintura e muita disposição. Elenquei alguns tópicos que na hora do “vamo ver” nem todo mundo aguenta. São algumas observações e conclusões que cheguei através de conversas com outros(as) Au Pairs.
- As crianças vão te testar: lamento informar, mas sim essas criaturinhas vão te desafiar de todas as formas para testar sua autoridade nos primeiros dias, semanas… E isso é normal, afinal crianças gostam de quem tem autoridade e consequentemente isso as faz sentirem-se seguras perto daquele adulto. Afinal, você é uma pessoa estranha, que vem de um lugar estranho, fala outra língua mais estranha ainda. É complicado, mas temos que nos impor. E falar e discutir tudo sempre com os gasts.
- Você tem que ajudar em tarefas domésticas: e essas variam de família pra família. Mas sim gatinhos e gatinhas Au Pair tem que por a mão na massa. Mas tenha claro em mente que é ajudar e não fazer por eles. Veja bem como anda a divisão de tarefas e horários.
- Folga < trabalho: mais uma vez, isto nada mais é do que um trabalho. Não dos mais convencionais, afinal tem a troca cultural e os laços que se constroem ao longo, mas é uma relação de emprego. Como todo e qualquer trabalhador, temos folgas e férias. Mas desfaça a ideia de que Au Pair vai ser viajar, turistar, balada, curtir, etc etc. Sim, haverão horas livres e como sua folga vai ser programada, também varia de família pra família.
- Você não está em casa: por mais que eles te façam sentir confortável, não é a sua casa. Você deve seguir regras e inclusive ajudar (a por e tirar a mesa, por exemplo) mesmo que seja sua hora livre, pois é uma ação que qualquer membro da casa tem de realizar.
- Você mora com seus chefes: já vi histórias de AP que sentiram bem claro que estavam morando com os chefes. Eu particularmente nem lembro disso, meus gasts são ótimos, mas cuidado com o que você conversa e conta pra eles mesmo em momentos de descontração. Afinal, você está cuidando dos filhos deles e eles provavelmente não vão querer um “porra louca” fazendo isso, mantenham a compostura.
Lembrei desses tópicos e farei updates no post sempre que surgir mais um 🙂 A dica é: quando ainda estiver no Brasil, pergunte absolutamente TUDO o que puder antes de fechar. Para quem já está na casa da família: saiba impor seus direitos, mas saiba também ser flexível. Não existe família perfeita, nem Au Pair perfeita.
Ser Au Pair é uma experiência incrível! É muito mais do que meramente “trabalhar”. É trocar, vivenciar, aprender. Eu sempre digo que “Não estamos aqui para ser AuPair, mas somos Au Pairs para estarmos aqui”. Então aproveitemos a oportunidade e vamos absorver o melhor de cada dia.
Tschüss!
Olá! Descobri seu blog outro dia e sempre fico acompanhando suas postagens. Achei legal, pois também vou ser Au Pair na Alemanha (viajo em julho) e já reuni algumas dicas suas. Também tenho um blog (estou organizando) onde falo sobre cultura, viagens e logo logo estarei postando coisas sobre Au Pair na Alemanha. Ficaria feliz se você quiser dar uma olhada por lá. 🙂 Abraços!
Olá Aline!
Obrigada pelo feedback, muito bom saber que compartilhando nossas experiências estamos ajudando de alguma forma! Espero ter te ajudado e se você tiver qualquer dúvida não hesite em escrever que tentarei te ajudar 😉 Au Pairs unidas!
Você vai morar onde? Como é sua família?
Já abri aqui seu blog e com certeza darei uma boa olhada! Beijão!
Olá, Luzi! É muito bom mesmo compartilhar experiências. Obrigada por visitar meu blog. Como disse ainda estou organizando ele e logo começo a postar também sobre o “ser uma Au Pair”. 🙂 Obrigada também pela disponibilidade. Vou morar em Esslingen, uma cidade próxima a Stuttgart, e minha família tem três crianças. Estou super ansiosa pela viagem!
Imagino!!! Eu fiquei uma pilha faltando um mês! Eu estou na bavária, vamos manter contato, quem sabe a gente não se visita né? Que bacana! Torcendo que de tudo certo 😉
Vamos, sim! Vai ser ótimo! 🙂 bjs
Olá gente… estou com previsão de viajar para Alemanha em abril do próximo ano, mas estou com muitas duvidas, quem esta me auxiliando é uma prima que mora na Alemanha, vê só quanto as burocracias alguém pode me ajudar, por exemplo o formulário que devo preencher do Au Pair??? e a entrevista ainda tenho duvidas imensassss